Monday, April 26, 2010

O Fim

Today was the last day of classes of my sophomore year.
Translation: only one week of reading period and then three finals between now and summer.

The culinary highlight of the day—obviously the most important kind of peak in my life—was the delicious meal my Portuguese class enjoyed in the afternoon. We feasted on feijoada, a traditional Brazilian black bean and salted pork stew served over rice. Side dishes included fried collard greens, roasted coarse cassava flour, and orange slices. For dessert, we had pudim de leite.

Before saying goodbye, the class sang a final song, "No Dia Em Que Eu Saí De Casa" by Zezé di Camargo e Luciano:

« No dia em que eu saí de casa
Minha mãe me disse filho vem cá
Passou a mão em meus cabelos,
Olhou em meus olhos começou falar:

Por onde você for eu sigo
Com meu pensamento sempre onde estiver
Em minhas orações eu vou pedir a Deus
Que ilumine os passos seus.

Eu sei que ela nunca compreendeu
Os meus motivos de sair de lá
Mas ela sabe que depois que cresce
O filho vira passarinho e quer voar.

Eu bem queria continuar ali
Mas o destino quis me contrariar
E o olhar de minha mãe na porta
Eu deixei chorando a me abençoar.

A minha mãe naquele dia
Me falou do mundo como ele é
Parece que ela conhecia
Cada pedra que eu iria por o pé.

E sempre ao lado do meu pai
Da pequena cidade ela jamais saiu
Ela me disse assim, meu filho vá com Deus
Que este mundo inteiro é seu. »