Friday, July 16, 2010

Economia de Angola

Do mundo lusófono:


Após a sua independência, Angola tornou-se um dos países mais indigentes e inseguros do mundo. Durante a guerra civil amarga que durou quase trinta anos, a economia sofreu pela falta de estabilidade interna e infra-estrutura, e muito da capacidade de produção do país perdeu-se. Por estas razões, muitos dos portugueses que viviam nesta ex-colônia fugiram do país nos anos seguintes.

A situação hoje é bem diferente: Angola está se recuperando rapidamente da guerra civil e já apresenta boas taxas de crescimento. O Banco Mundial prediz que a economia angolana crescerá 8,5 por cento este ano, devido em grande parte às suas exportações de petróleo. Produziu 1,82 milhões barris por dia em 2009, e estima-se que a produção alcançará 2,22 milhões barris por dia no próximo ano. Também é rico em outros minerais, por exemplo diamentes e ferro. Agricultura é outra parte importante da economia. O café é o principal cultivo de exportação, e seguem-se-lhe cana-de-açúcar, algodão e fumo. Além disso, Angola é hoje uma dos mercados mais importantes da África.

Este crescimento econômico está afetando as relações entre Angola e o resto do mundo, especialmente com o seu ex-colonizador. Muitas companhias portuguesas estão se concentrando em Angola, e segundo Eurostat, Angola é agora o maior mercado de exportação de Portugal fora da Europa. Com a crise financeira em muitos dos outros parceiros comerciais de Portugal, esta ligação económica com a sua ex-colônia está tornando-se mais importante.

Acompanhando o crescimento do comércio entre Portugal e Angola há o fluxo de imigrantes entre estes dois países. No ano passado, 23.787 portugueses mudaram-se para Angola, comparado com apenas 156 em 2006. Também há um número crescente de angolanos trabalhando ou estudando em Portugal. Este fluxo é lógico em alguns aspectos porque os dos países compartilham uma língua comum e outros laços culturais.

Não obstante, Angola todavia tem muitos problemas econômicos e sociais. A taxa de inflação, por exemplo, é 12,5 por cento este ano, e a corrupção é um enorme problema também. Além disso, os procedimentos burocráticos são excessivos, especialmente para estrangeiros. Na capital de Luanda, o crime continua a ser um problema grave. Ainda assim, parece que Angola está se tornando um parceiro cada vez mais importante, não só para Portugal, mas também para o resto do mundo.